PROJETO ARTE NAS PAREDES - O GRAFITE É A NOSSA EXPRESSÃO  escrito em segunda 17 fevereiro 2014 11:02

Quando está em questão o grafismo, todas os nossos alunos que moram nas comunidades ou até mesmo nas periferias do bairro, podem ter voz e expressão. Os muros e paredes da nossa escola se tornaram alvos da vontade de apropriação da linguagem visual, em espaços onde não só as imagens estão presentes, mas também frases ou palavras que comunicam plasticamente o sentimento e o pensamento crítico dos alunos.

As principais propostas deste projeto desenvolvido e articulado pela equipe de Linguagens Artísticas teve todo apoio e suporte da gestão e do corpo docente, já que contemplam, inclusive, a conservação do patrimônio público.

O que se quer com este projeto é que os alunos manifestem-se artisticamente em espaços não-convencionais, como a sala de aula; experimentando relações entre a arte, o social e o pensamento crítico.

O trabalho mal começou e surgiram produções bastante interessantes.

O projeto continuará sendo uma das nossas ações pedagógicas no ano letivo de 2014 e se estenderá ao nosso corredor cultural do 4º andar.

 

permalink

ANIMA ESCOLA - O GAROTO DO BONÉ  escrito em sábado 14 dezembro 2013 23:26

Trabalho de animação produzido no Zootrópio pelo aluno Hiago Paulo (T: 1607), durante a Oficina do Anima Escola.

permalink

OFICINA DO ANIMA ESCOLA PARA ALUNOS DA NAÇÕES  escrito em quinta 12 dezembro 2013 21:29

O VÍDEO ACIMA É UMA PRODUÇÃO DO ALUNO JERÔNIMO DE CARVALHO DA TURMA 1904

 

O Anima Escola é um projeto criado pela equipe do Anima Mundi para levar a linguagem da animação para as escolas.através de cursos e oficinas paraa alunos e professores, para que possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação.

De forma lúdica, a metodologia desenvolvida para a produção de filmes animados deve estar presente nas escolas para estimular o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e de jovens: Criatividade, fonte de conhecimento, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.

permalink

PROJETO REDAÇÃO 2012 - FOLHA DIRIGIDA: CAPA DA PUBLICAÇÃO COM AS PRODUÇÕES DOS ALUNOS  escrito em quinta 07 novembro 2013 16:08

Blog de emnacoesunidasrj :ESCOLA MUNICIPAL 08 17 020 NAÇÕES UNIDAS - RIO DE JANEIRO, PROJETO REDAÇÃO 2012 - FOLHA DIRIGIDA: CAPA DA PUBLICAÇÃO COM AS PRODUÇÕES DOS ALUNOS

ESTE É UM DOS TEXTOS De UM DE NOSSOS ALUNOS PREMIADOS E QUE FOI PUBLICADO NESTE LIVRO POR SERVIR DE ÓTIMA REFERÊNCIA AO TEMA: "RIO - ESCOLA SEM PRECONCEITO" EM DIVERSAS REUNIÕES:

CONCURSO DE REDAÇÃO – 2012 / FOLHA DIRIGIDA

NOME: Hosana Ferreira Jordão

TURMA: 1901          ANO: 9º

PROFESSOR ORIENTADOR: Nilton Barbosa Filho

ESCOLA MUNICIPAL 08 17 020 Nações Unidas

TEMA: “Rio, Escola Sem Preconceito”

 

                     Escola com respeito é escola sem preconceito

 

            O sistema educacional no Brasil não está entre os melhores do mundo, mas também não é o pior de todos. É bem verdade que muita coisa ainda tem que mudar nas escolas, não só em termos de qualidade de ensino como também na questão de transmissão de valores morais; esse é um ponto que ainda merece muita atenção dentro das escolas, onde a violência, o bullying e o preconceito estão presentes e são chocantes.

            Estudo numa escola pública da Zona Oeste do Rio. Meu desejo é, futuramente, me formar em direito e, se for bem sucedida na carreira de advogada, tornar-me juíza e contribuir para que este país seja mais justo e igual. A Educação, portanto, é base para a formação de todo o cidadão e o que esperamos é uma escola realmente preparada para isso, com ensino de qualidade e sem nenhum tipo de injustiça ou preconceito.

            Se queremos um Brasil sem preconceito, a escola tem todas as ferramentas para garantir a formação de cidadãos dignos e de caráter, que respeitem as diferenças e a diversidade étnica, religiosa, social, de gênero, etc.

            Essa coisa de preconceito nas escolas está tomando uma proporção tão grande que acaba se tornando preocupante, mas de quem é a culpa? Isso não importa. A própria sociedade é preconceituosa e desigual – violência, discriminação, exclusão, baixa escolaridade, desemprego, saúde pública deficiente e miséria é a dura realidade que nos cerca e da qual eu também sou vítima.

            O ambiente escolar é um ótimo espaço para se discutir sobre o preconceito e as injustiças sociais e, dessa forma, promover uma educação consciente voltada para os valores, respeito mútuo, o pensamento crítico e o exercício da cidadania.

 

permalink

POESIA NA ESCOLA 2013 - POESIA PREMIADA  escrito em sexta 25 outubro 2013 07:14

Blog de emnacoesunidasrj :ESCOLA MUNICIPAL 08 17 020 NAÇÕES UNIDAS - RIO DE JANEIRO, POESIA NA ESCOLA 2013 - POESIA PREMIADA

Amor para sempre

 

Com papel e caneta

Escreveu lindas declarações de amor

Era dos poetas o mais apaixonado

O nome Maria Lúcia

No seu coração foi marcado

 

Passou anos fora de casa

E a distância se tornou saudade

Seus versos eram a consolação

Da paixão que deixou longe

E que era só felicidade

 

O poeta tinha um sonho:

Queria amar a vida inteira

Na vida conheceu mulheres,

Mas a solidão não foi passageira

 

Em seus olhos mostrava tristeza

Em seus versos se declarava fiel,

Contemplava toda beleza

O poeta amou para sempre

E hoje mora no céu.

 

Autor(a): Emily Mª Siqueira de Menezes

Turma: 1703

 

permalink
|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para emnacoesunidasrj

Precisa estar conectado para adicionar emnacoesunidasrj para os seus amigos

 
Criar um blog